Notícias > PPP Piauí Conectado e UESPI dão início ao curso Princípios de Comunicação

PPP Piauí Conectado e UESPI dão início ao curso Princípios de Comunicação

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com a PPP Piauí Conectado, deu início ao curso Princípios de Comunicação. Voltado para estudantes e profissionais da área de Engenharia, o curso tem como objetivo ampliar a compreensão em relação às Telecomunicações e suas aplicações nos dias atuais.

Este é o segundo curso realizado pelo Programa de Extensão Formação em Tecnologias e Sistema de Telecomunicações, em colaboração com a Piauí Conectado. Edson Ribeiro, diretor da Globaltask, empresa controladora da Piauí Conectado, participou da aula inaugural e reforçou a importância desta oportunidade de aprendizagem. “Para mim é uma alegria poder oferecer, por meio da Piauí Conectado, em parceria com a UESPI e com os nossos principais fornecedores, essa oportunidade de aprendizagem. É muito importante para o empresário receber esse profissional na sua empresa que tenha, no mínimo, uma prática aliada ao conhecimento teórico que vai ser repassada aos alunos. Parabenizo especialmente a UESPI pela excelente iniciativa de unir a academia com a iniciativa privada”, destaca.

Por meio de convênio assinado entre a Piauí Conectado e a UESPI, serão ofertados 10 cursos de extensão. O professor Antônio Cebalho, responsável por ministrar as aulas, explica que o objetivo é capacitar os alunos para atuarem na área de telecomunicação. “Queremos capacitar os alunos para terem carga horária e conteúdo que atendam ao artigo 9° do CREA, que atribui ao profissional de Engenharia Elétrica a competência de poder exercer a função de engenheiro de telecomunicação e engenheiro eletrônico”, informa o instrutor, que também é diretor de Projetos e Tecnologia da Globaltask.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Elétrica da UESPI, Juan Aguiar, a iniciativa surgiu da necessidade de mão-de-obra especializada na área de telecomunicações no Piauí. “Nós precisávamos realmente ter uma capacitação de mão-de-obra especializada. Esse programa de extensão veio para atender uma demanda de mercado e ao mesmo tempo vem para socializar a tecnologia. Que é o que estamos precisando. E para isso, é uma honra contar com parceiros como a Piauí Conectado”, afirma o docente.

A Piauí Conectado também alinhou parcerias com fornecedores importantes para dar suporte aos cursos oferecidos na universidade. Um deles é a ZTE, multinacional chinesa líder global no fornecimento de soluções de rede e equipamentos de telecomunicações. A empresa irá colaborar com a doação de equipamentos, estruturação e formação da academia, além de treinamentos de suporte para os laboratórios de rede e GPON. “O mercado demanda demais desses profissionais. Então todos que estão tendo a oportunidade de estudar telecomunicações com certeza vão sair com muitas empresas querendo contratar”, acrescenta Diego Valeriano, representante da ZTE/Multilaser.

Para a coordenadora da Academia Cisco da Piauí Conectado, Charlene Queiroz, a mudança vem através da educação e inclusão digital. “É muito gratificante ver esse trabalho gerando frutos. Os alunos dos cursos de extensão terão a oportunidade de lidar com tudo o que uma grande empresa de telecom possui”, afirma.

O curso Princípios de Comunicação tem carga-horária de 60h horas e contará com cinco módulos, que vão abordar sobre o conceito e as aplicações das telecomunicações, os componentes de um Sistema de Telecomunicações (fonte, receptor, meio de transmissão e suas respectivas funções), os tipos de fontes/receptores e Sistemas de Telecomunicações práticos, o conceito de onda eletromagnética e comprimento de ondas e faixas de frequências e suas aplicações (VHF, UHF, Microondas), dentre outras importantes abordagens.

Encarregado de Dados Pessoais - DPO

Ariane Gonçalves dos Santos Oliveira
Horário de atendimento
08:00 as 18:00 (seg à sex)

Email

dpo@grupohpar.com.br

Cuiabá - MT

Avenida José Monteiro de Figueiredo, 1826-A, Sala 3
Duque de Caxias I
Cuiabá/MT CEP: 78043-300

SAC

(65) 3055-7700

Email

comercial@globaltask.com.br

Todos os direitos reservados à Globaltask
Termos e política de privacidade